Amar é cansar-se de estar só: é uma cobardia portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos) Bernardo Soares, O livro do Desassossego


.
.
.

quinta-feira

Já aqui trabalha vai para mês e meio. Veio recomendada. Não é para qualquer um. Qualquer uma. Nos dias que correm. Isto está muito dificil. Com essas empresas todas de limpeza que há por aí e tudo. E tudo. Mas ela é boa no que faz. Ela sabe. Dá uma volta à casa inteira. É só dizer-lhe o que é e ela sabe logo, não são precisas mais explicações nem acompanhamentos nem ir verificar. Não senhora. Ela sabe muito bem. E nada de andar a mexericar onde não deve. Nem meter o nariz onde não é chamada. É por isso que é recomendada. Qualificada, que foi como o patrão que a recomendou para este senhor lhe disse. Você vai, porque eu sei que ele fica servido consigo, você é qualificada.  Foi assim mesmo.
 
Ela foi.
 
Sempre é um dinheirinho extra para os alfinetes. E para o dia da folga.
E desde que não ponha em risco o serviço principal. Na casa onde trabalha para o patrão que a recomendou. Que não põe. Não é ingrata. E foi avisada. Você vai, porque eu sei que você é trabalhadora, mas não me falhe cá em casa. Ela não falha. Ela é certinha.
 
Anda contente. Moída das cruzes mas contente. Desde que seja certa nada falha. E os patrões também estão contentes. Seis dias de labuta e um de folguedo. Não tem conta mais fácil de fazer.
 
Na casa do patrão novo é tudo limpeza ligeira. Pára pouco por lá, rapaz viajado.
Aquilo tem uma garrafeira que só visto. É bebida de toda a qualidade e cor. Ela gosta. Nas folgas bebe sempre um licor. Para tomar ânimo para a semana. Só isso. Já limpou o bar por três vezes. Tirou o pó e passou um pano húmido nas garrafas. Ficaram brilhantes. Bem bonitas. Desarrolhou algumas. Deu umas goladas. Só para saber o que era. Nada de mais. Houve uma de liquido transparente que gostou muito. Muito. Sabe mesmo bem. Cada vez que é dia de limpeza dá um golinho. Pequenino. Pequenininho. E põe a garrafa lá atrás das outras. Depois de a ter reposto com água. Ela não falha. Ela é qualificada.